segunda-feira, 22 de junho de 2015

ONU lança site em Português no portal global do Movimento ElesPorElas

Plataforma global www.heforshe.org agora está disponível em seis idiomas: Português, Inglês, Espanhol, Frances, Turco e Chinês. Expectativa é aumentar as adesões do Brasil por meio do cadastro de milhares de homens e meninos em defesa de direitos e igualdade para mulheres e meninas por meio de www.heforshe.org/pt

O Movimento ElesPorElas – Criado pela ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, o movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e a organizar juntos, homens e mulheres, uma nova sociedade.

O papel dos homens no feminismo , desde a perspectiva de Carol Patrocinio

Homens precisam saber seu lugar na revolução? Precisam. Homens devem educar homens, não devem decidir nossas prioridades ou como nossa luta deve ocorrer. Mas homens podem dar ideias, podem disseminar conhecimento e dar a dica para as mulheres que os cercam buscarem mais informações sobre o feminismo.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Violência contra mulher é resultado de machismo, não de natureza masculina

O estudioso americano Matthew Gutmann defende o estudo de masculinidades para se acabar com a desigualdade de gênero e machismo.
“O comportamento masculino é determinado pela biologia”. “A natureza do homem é violenta, sexual, instintiva e difícil de ser controlada”. Essas são algumas explicações usadas para justificar posturas machistas e violentas por parte dos homens e que são desconstruídas por Matthew Guttmann, antropólogo especialista em masculinidades da Universidade Brown, dos Estados Unidos.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Pergunte a um masculinista

No mundo atual, são poucas as pessoas que desconhecem o termo “feminista”. Há muita confusão com o termo, já que muitos pensam que feminismo é ódio aos homens, e a verdade não podia estar mais longe disso. Outros pensam que o feminismo tem a ver com a luta por igualdade de direitos. Mas a luta vai um pouco além do que simplesmente ter igualdade. Igualdade é ter todo mundo sendo tratado da mesma maneira. É dar uma caixa de madeira do mesmo tamanho para três pessoas de estaturas diferentes para que possam olhar acima do muro. Os mais altos vão ver super bem, os medianos vão continuar com dificuldade de ver, e os baixinhos vão continuar não vendo nada. O feminismo quer equidade. Quer caixas de tamanhos diferentes para que os mais baixinhos e os medianos e o altinhos possam ver super bem por cima do muro.