sexta-feira, 24 de julho de 2015

Não sou machista, mas…


Toda vez que vemos notícias ou comentários a respeito de como o machismo afeta nossa sociedade, mesmo sendo tão presentemente enraizado, é comum encontrarmos pessoas querendo minimizar aspectos do machismo, fazendo uma pseudorregulamentação do que deve ser machismo e o que não. Este é um erro comum, compreensível, mas nem por isto menos importante.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Queremos promover masculinidades não violentas

Pesquisadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e diretora da ONG Promundo, portuguesa vive entre o Rio e o exterior

A “revolução” virá da socialização. Fizemos estudos que mostram como há uma transmissão da violência de geração para geração. Se a prática do cuidado for disseminada nessa lógica, conseguiremos promover a transmissão geracional deste valor.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Qual é a relação entre masculinidade e violência contra mulheres?


Em média, uma em cada três mulheres no mundo sofrerá violência por parte de algum parceiro (ficante, namorado, marido) em algum momento de sua vida. Esta é a principal conclusão de um estudo realizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 44 países, em que quase meio milhão de mulheres foram entrevistadas entre janeiro de 2000 e abril de 2013.